Nascido há mais de 150 anos, na Inglaterra, o autor que é considerado o pai da ficção científica, Herbert George Wells, segundo Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, está marcado para a história da literatura ficcional. O escritor de romances de sucesso mundial e que se tornaram clássicos da literatura é um dos grandes responsáveis pelos sucessos da ficção científica moderna.
Está interessado e quer saber mais sobre o impacto das obras de H.G. Wells para a literatura de ficção científica da atualidade? Para isso, basta acompanhar a leitura desse texto até o final!
Quem foi H.G. Wells?
Para você que ainda não conhece o autor, é importante saber que Herbert George Wells, mais conhecido como H.G. Wells, foi um escritor inglês nascido em 1866 e falecido em 1946. Ele é amplamente reconhecido como um dos pais fundadores do gênero da ficção científica, pois ao longo de sua carreira, Wells escreveu uma série de romances e contos que exploravam temas futuristas e tecnológicos.
Entre suas obras mais famosas incluem “A Máquina do Tempo”, “A Ilha do Dr. Moreau”, “O Homem Invisível” e “A Guerra dos Mundos”. Conforme o entusiasta do assunto, Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, H.G. Wells criou uma série de conceitos em suas obras que anteciparam o futuro tecnológico e superaram as barreiras dos limites tecnológicos de sua época.
Papel como pensador social
Além de ser consagrado como um autor visionário e que revolucionou o gênero da ficção científica, H.G. Wells também é considerado um proeminente pensador político e social. De acordo com Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, isso se deve aos seus ensaios que abordam temas voltados à sociedade e ao modo de vida do mundo globalizado.
Temas abordados em suas obras
Entre os principais motivos que fizeram H.G Wells ser considerado o pai da ficção científica e suas obras continuarem relevantes no mercado moderno está a sua forte exploração de temas considerados universais, como questões ligadas ao impacto da tecnologia na sociedade e as relações entre homens, máquinas e a ética.
A partir disso, conforme destaca Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, seus trabalhos continuam a ressoar em diferentes aspectos da cultura popular e elementos de seus livros como viagens no tempo, distopias futuristas e sociedades alienígenas continuam a aparecer em diversas obras da ficção científica.
O legado deixado para o gênero e repercussões das obras
Além de sua influência na cultura popular, H.G. Wells deixou um legado literário que continua a inspirar escritores hoje. Segundo Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, seu estilo claro e acessível, combinado com sua imaginação fértil, estabeleceu um padrão para a ficção científica que muitos desejam alcançar. Autores contemporâneos ainda hoje fazem referência a Wells e suas obras como uma fonte de inspiração e orientação em seu próprio trabalho.
Por fim, uma prova do impacto duradouro de H.G. Wells é a quantidade de adaptações e reinterpretações de suas obras ao longo dos anos. De clássicos do cinema como “A Guerra dos Mundos” a novas séries de TV baseadas em seus romances, as histórias de Wells continuam a ser reinventadas para novas audiências, finaliza o entusiasta Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza.