Solução da Corteva Agriscience alia biotecnologia genética e herbicidas especiais para aumentar a produtividade e combater pragas
A empresa Corteva Agriscience desenvolveu e lançou a tecnologia Enlist® para culturas de soja. O sistema é uma solução para os problemas que os produtores enfrentam no cotidiano, como as pragas que ficaram resistentes a herbicidas, e oferece sementes com melhores tecnologias e maior produtividade.
O que é a tecnologia na soja?
A Corteva Agriscience apresenta o sistema para soja como uma solução de opção de manejo para a cultura. A tecnologia combate plantas como o capim-amargoso, a tiririca e a buva, que se tornaram resistentes a herbicidas como o glifosato. Trata-se de uma biotecnologia para sementes da soja, que alia genética de alta performance e resistência a novos produtos para o combate de plantas daninhas e lagartas.
O sistema é fundamentado em três pilares: biotecnologia das sementes, herbicidas e genética. Por meio deles, o produtor alcança mais diversidade, flexibilidade e conveniência na aplicação dos defensivos.
Como funciona a tecnologia?
As sementes do sistema são manipuladas para que tenham alta capacidade produtiva e ofereçam uma maior facilidade no plantio, já que os herbicidas podem ser aplicados na pós-emergência da soja. Elas também contam com as proteínas BTS (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas que atacam a cultura.
Os herbicidas do sistema Enlist® são planejados para aumentar a flexibilidade. Com as sementes, é possível utilizar os dois herbicidas do sistema, o Enlist® Colex-D® e o EnlistDuo® Colex-D®, além do glifosato, glufosinato de amônio e outros produtos descritos na bula.
O é um concentrado solúvel sistêmico, composto principalmente de 2,4-D sal de colina. Ele pode ser aplicado na pré-emergência e na pós-emergência, e no combate às ervas daninhas de folha larga. Já o EnlistDuo® Colex-D® é um herbicida sistêmico composto de 2,4-D sal de colina e glifosato sal dimetilamina, e também pode ser usado em pré e pós-emergência.
Produtividade
Para a safra 2022/2023, as sementes com tecnologia estavam disponíveis em 33 variedades, comercializadas por diversas marcas. Segundo a Corteva Agriscience, os testes para o lançamento do sistema foram realizados em todo o País, em 74 áreas, e a produtividade alcançada foi de 2% a 5% superior às marcas disponíveis no mercado, alcançando uma produtividade de 8% em certas regiões.
Entre as vantagens do uso desse sistema estão:
volatilidade ultrabaixa;
redução do potencial de deriva;
redução do odor;
flexibilidade devido à compatibilidade com diversos sais de glifosato.