Você, com certeza deve ter percebido algumas dificuldades presentes no mercado imobiliário depois da pandemia, não é mesmo? Valdir Agostinho Piran é um grande empresário dessa área, e acredita que esse setor foi bastante afetado por esse período no qual o mundo passou por dificuldades. Leia este artigo até o final para saber tudo sobre o mercado imobiliário e quais os principais efeitos da pandemia em seu desempenho.
Sobre o mercado imobiliário
Para o empresário Valdir Agostinho Piran, o mercado imobiliário é bastante variável. Oferecendo não apenas casas, mas qualquer tipo de imóveis, seja para comprar financiado, à vista, ou até alugar para residir em temporadas, o mercado oferece diversas opções de lugares, tamanhos e preços, que podem te ajudar a escolher o mais apropriado para você.
Não é tão fácil se integrar ao mercado imobiliário, porém, quando você consegue, os lucros são certos! O ramo é um dos que mais possuem resultados positivos, afinal, é uma área que não vai deixar de existir tão cedo, não é? Os imóveis precisam ser administrados por alguém, então será difícil substituir essa profissão.
Além disso, as pessoas não vão deixar de procurar por imóveis tão cedo, não é? Com o avanço das gerações, cada vez mais pessoas querem ter sua casa própria e financiar seu apartamento. Porém, tem sido um pouco mais difícil depois da crise mundial inevitável, trazida pela pandemia do Covid-19. Entenda melhor como esse problema conseguiu afetar o mercado imobiliário de forma negativa.
Como a pandemia conseguiu afetar o mercado imobiliário?
Em 2020, no mês de março, não apenas o continente asiático, como também o mundo inteiro, entrou em estados de alerta e calamidade por causa de um vírus altamente contagioso, que poderia levar a óbito e, infelizmente, não havia uma vacina que pudesse imunizar as pessoas. Por esse motivo, diversos comércios precisaram fechar e até demitir muitas pessoas por causa da crise gerada pela doença.
Em decorrência disso, muitas pessoas perderam seu poder de compra, isto é, deixaram de possuir recursos que as ajudassem a conseguir alcançar suas conquistas, o que abrange a casa própria. Várias pessoas tinham o sonho de comprar seu cantinho, porém, graças aos juros e à inflação que a crise trouxe, precisaram desistir após se tornar praticamente inalcançável, o que acabou afetando todos os mercados, não apenas o imobiliário.
As dificuldades
Com isso, de acordo com Valdir Agostinho Piran, o mercado imobiliário sofreu muito com a crise, porém conseguiu se recompor aos poucos, trazendo de volta seus resultados e lucros. Confira agora as principais dificuldades que o setor imobiliário enfrentou durante a pandemia:
- Preço elevado, devido a baixa procura e crise para todos
- Falta de transparência
- Maior burocracia
- Endividamento dos que já eram clientes
Por esses motivos, Valdir Agostinho Piran acredita que o mercado imobiliário caiu cada vez mais durante a pandemia. Depois de conseguirmos lidar com a crise, como dito, o mercado conseguiu voltar a se estabelecer e, hoje, mesmo com a pandemia ainda em vigor, existem muitas pessoas que já conseguiram se recompor dessa crise e já estão apostando em seu próprio imóvel.