A vida de todas as pessoas tem seus altos e baixos, mas a vida de uma mulher é rodeada de momentos marcantes. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a gestação é um desses momentos únicos que as mulheres podem vivenciar e esse processo está relacionado diretamente com diversas mudanças que ocorrem, tanto no corpo físico, quanto na mente dessas futuras mamães.
Apesar de ser algo tão comum e especial, pouco se fala sobre alguns aspectos da gravidez na sociedade, o que acaba fazendo com que diversas mulheres se sintam desamparadas e sozinhas durante a gestação. Por isso, aqui nesse artigo você poderá conferir algumas das curiosidades sobre gestação que ninguém te conta. Assim, você pode se preparar ainda mais para receber seu bebê! Continue lendo.
Por que tanto enjôo?
Acordar logo pela manhã, nos primeiros horários do dia, e passar mal é algo verdadeiramente incômodo. No entanto, segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o enjôo é algo muito importante para a saúde do feto e, consequentemente, para a mãe durante a gestação. Isso, pois é o enjôo que impede que bactérias e outros microrganismos cheguem ao bebê através da alimentação da gestante.
Olfato e paladar
Outra curiosidade muito interessante sobre o período de gestação é que as mulheres podem ficar com os sentidos do olfato e do paladar ainda mais aguçados e até mesmo hipersensíveis. Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, essa curiosidade, na realidade, é até mesmo um dos primeiros sinais da gravidez, e age como um resultado do aumento hormonal que essa fase proporciona.
Como os órgãos dão espaço ao bebê?
Algo que pode deixar muitas mulheres que ainda não são mães aflitas é não saber como o corpo pode receber uma nova vida que irá se desenvolver. Afinal, já não está cada coisa em seu devido lugar? Acontece que o corpo humano é capaz de se adaptar e abrir espaço para que um bebê seja gerado. Dessa forma, os órgãos acabam mudando de lugar e até mesmo mudando de tamanho durante esse período.
Pés que não cabem no sapato?
Pode ser que, de um dia para o outro, você simplesmente não consiga mais calçar seus sapatos favoritos, não é mesmo? Mas muita calma! O inchaço nos pés ou uma leve mudança de tamanho na numeração dos sapatos, apesar de incômodo, é algo natural durante a gestação. Segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, isso ocorre por diversos fatores relacionados à chegada de uma nova vida e o preparo de seu corpo para isso.
Por fim, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que, apesar de todas as preocupações que uma gestação pode trazer, o mais importante é aproveitar esse momento tão especial ao lado das pessoas amadas. Além disso, é muito importante recordar que o acompanhamento médico é essencial para que você não tenha maiores problemas, especialmente relacionados ao estresse, e possa receber seu bebê mais tranquilamente.